quinta-feira, 10 de março de 2011

Conversa (a)Fiada



Olha só, estive afastada por esses dias (contando com hoje, são exatos 45), mas me ausentei pra poder estudar e como sabe, sou preguiçosa que só, mas quando estudo largo tudo e mergulho na causa (foi assim quando resolvi estudar árabe, lembra?). O negócio é que passei esses dias todos (os 45) numa onda diferente, passei a estudar o movimento astronômico.



Não, não fiquei doida e nem entrei pra alguma seita nova, mas passei a me interessar por astros e fiquei encantada com os meteoros. Procurei saber de tudo sobre eles e queria muito te contar, porque nessa distância forçada não andei compartilhando nada com você.



Descobri que meteoro é um pedaço de matéria (resto de estrela, planeta) que entra na atmosfera da Terra, mas que a fricção dele com os gases da atmosfera o fazem inflamar a ponto de queimar-se totalmente antes de atingir o solo (feito nós dois quando passamos muito tempo bem), chamamos de “estrela cadente” esses riscos de luz (que não realizam os pedidos: olha só pra gente) e tem áreas que a Terra passa (sim, o mundo gira, neguinho) que o índice desses restos de matéria é maior, onde normalmente acontece chuva de meteoro e sempre na mesma época (como o nosso mês de crise que nunca muda).



Descobri que se um meteoro não se queima completamente e atinge a Terra, ele é chamado de meteorito (feito eu quando não falo tudo numa discussão). O tamanho deles é bem variado (tipo nosso gosto musical), mas acredita-se que os maiores façam parte do cinturão de asteróides. Meteoritos grandes caíram na Terra e deixaram crateras como as da Lua há muito tempo atrás (saca amor antigo?).



Descobri que aproximadamente 3.000 toneladas métricas de poeira espacial caem na Terra todos os dias (por isso eu disse que você tinha que limpar o filtro de ar, pra não atacar a sua bronquite), que o meteorito de ferro Hoba é o maior conhecido, que os meteoros mais brilhantes são chamados de Bola de Fogo e, por fim, que caem cerca de 100 meteoros na Terra por ano (e eu queria mesmo era saber o motivo de não cair um bem em cima da sua cabeça).

Nenhum comentário:

Postar um comentário